26 de jan. de 2012

BIG BANG/QUESTIONAMENTOS


aorigem.wordpress.com


Teoria do Big Bang – Controvérsias
27 12 2010

A teoria do Big Bang é uma das hipóteses mais aceitas pela comunidade científica para explicar o início do Universo. Consiste numa explosão de luz e matéria que levou a uma expansão contínua universal que continua até aos dias de hoje. Esta explicação é vista como a que possui menos falhas, no entanto muitas questões ficam por responder, sendo a principal “O que existia antes do Big Bang?”. Esta questão é extremamente polêmica e causa enorme divergência entre a comunidade científica.
Apesar da Teoria do Big Bang ser a teoria mais credível e pertinente formulada até hoje, há controvérsias que devem ser tidas em conta:

- Uma das hipóteses prevista pela comunidade científica é que, antes do Universo, apenas existia um ponto sem volume mas com uma densidade enorme.
No entanto, vejamos, a fórmula-definição para densidade é Densidade=Massa/Volume.Ora, todos nós  sabemos que uma fracção com denominador 0 é impossível. Então, posto isto, como podem afirmar que o tal ponto não tinha volume  e, em simultâneo, tinha uma enorme densidade?

- Outra hipótese é que não existia nada antes do Big Bang. Esta hipótese é bastante controversa: se não existia matéria antes do Big Bang (apenas vazio), a explosão seria, obviamente, impossível. Tudo o que existe é composto por átomos e, se no vazio não existem átomos, essa explosão nunca poderia acontecer.

-Uma das leis mais famosas e aplaudidas da física é a Lei da Conservação da Massa de Lavoisier: “Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Ao mesmo tempo, os físicos admitem como mais provável para a criação do Universo, a Teoria do Big Bang. Mas, mais uma vez, há uma contradição nestes dados. Se o Universo está em constante  expansão (informação que consta na Teoria do Big Bang), tem que haver obrigatoriamente um aumento na quantidade de matéria, afirmação que é desmentida pela Lei de Lavoisier.

-Está provado que as galáxias estão a afastar-se ao longo do tempo, isso poderá indicar que o Universo está, de facto, em expansão.
No entanto, se o Universo está a expandir-se em volume, está a expandir-se para onde? O que há para além do Universo?

-A Lei da Inércia diz-nos que um corpo tende a estar em repouso ou em movimento rectilíneo uniforme quando não actua nenhuma força sobre ele.
Se, antes da formação do Universo, só existia um único ponto em repouso e sem nenhuma força a actuar sobre ele, como é que ele explodiu?

Todas estas questões fazem com que a teoria do Big Bang esteja longe de ser comprovada como a verdadeira explicação para a origem do Universo. Continuam a ser feitos inúmeros estudos relacionados com o Big Bang, tentando colmatar as fragilidades apresentadas. Apesar de todas estas falhas, a Teoria do Big Bang continua a ser a hipótese mais aceita pela comunidade científica, face à falta de alternativas credíveis.
No entanto, e dia após dia, tentamos, através dos poucos dados que possuímos e que nos são revelados, formular uma micro-teoria ou, pelo menos, descartar algumas no sentido de nos aproximar da realidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário