17 de jul. de 2012

RÁPIDA REFLEXÃO SOBRE O BÓSON DE HIGGS

The Economist Newspaper:
"A descoberta dá os retoques finais no Modelo-Padrão,a melhor explicação dada até hoje para o funcionamento do universo,exceto no campo da gravidade,que é governado pela teoria geral da relatividade.O modelo inclue 17 partículas.Dessas,12 são férmions,como os quarks(que se fundem aos nêutrons e prótons nos núcleos atômicos)e elétrons(que giram em torno do núcleo).Eles formam a matéria.Outras 4 partículas,conhecidas como bósons de calibre(gauge),transmitem forças e assim permitem que os férmions interajam: os fótons transmitem eletromagnetismo,que mantém os elétrons em órbita ao redor dos átomos.Os glúons ligam os quarks aos prótons e nêutrons através da força nuclear forte.Os bósons W e  
Z carregam a força nuclear fraca.
Depois há o Higgs.
Os físicos não definem se ele transmite força,mas dizem que dá massa às outras partículas" 

Falo sobre este assunto por que já postei algumas matérias e ensaio, e agora com a suposta descoberta deste bóson, talvez seja o caso de recapitular meus pensamentos.
Longe de uma erudição científica, mantenho minha opinião e tese:
Esta descoberta continua a deixar a ciência repleta de mistérios e teorias. A gravidade e uma união entre microcosmos e macrocosmos mantem-se em aberto. Só a teoria das cordas pode fazer este link...mas ela continua no campo das probabilidades e os avanços conquistados ainda deixam cientistas em dúvidas pertinentes.
Com o bóson de higgs podemos admitir a materialidade das coisas neste vasto universo físico. Trata-se de uma explicação lógica!
Mas como espiritualista, que busca uma visão científica mais ampla, devo acrescentar:
a ciência percorre o caminho que vai da fisicalidade rumo ao inexplicável, talvez espiritual...ela entende que para um elétron, próton e nêutron se manterem em união, fótons e glúons passam a existir, são meio que criados por estas partículas...
Minha óptica é contrária!
Fótons, glúons(e tákions) já existiam mesmo antes do big bang.São eles que interagem, como forças de outra dimensão, para que através delas, possa nascer o universo físico e tudo oque chamamos de matéria e elementos químicos. É assim que vejo outras dimensões, outros campos perceptivos...eles estão aqui e agora ocupando oque chamamos de espaço-tempo! Apenas não entramos em contato com eles por que nossa "antena perceptiva", enquanto humanos, não permite.
Sendo assim, fica minha admiração e respeito pelos avanços científicos, mas a descoberta do bóson de higgs não muda em nada um pensamento e exercício mais espiritualista, apenas contribui e deve ser encarado como expressão de uma humanidade que se distanciou de suas mais profundas verdades.

11 comentários:

  1. " E você meu Deus? Agora acho que você é o exato momento deste universo.Pura energia.Um dia foi o big bang?
    Um dia foi a explosão?Agora é a expansão?
    E se você não tiver cara,nada que se pareça conosco?
    Acho que quer ver oque acontece com os seres vivos desta última explosão.
    Talvez não te conheça "
    Ricardo Alves em 2001/iniciando seu caminho como chela da luz...

    ResponderExcluir
  2. Quanto mais a ciência revela, mais próximos ficamos de Deus... tudo muito bom, tudo muito lógico, tudo muito bem "encaixado"... mas a "Vontade primeira" que deu origem ao próprio Big bang não me parece nem próximo de ser revelada, que dirá compreendida...
    Um prazer estar aqui.
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o seu espaço, colega! Gostei! Vim retribuir sua visita!
    Beijos e luz

    ResponderExcluir
  4. Passando pra te visitar, e desejar uma ótima noite.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Hola Ricardo, esto de las partículas y la ciencia es muy interesante pero complicado. Te lo dejo a ti que estás muy bien informado.
    Saludos.

    ResponderExcluir
  6. RÁPIDA REFLEXÃO SOBRE O BÓSON DE HIGGS...

    ( "Evolução" )
    :)

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Ricardo


    Gostei bastante do texto.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  8. Para mim isto é uma complicação das grande.
    Vejo apenas desenvolvimento. Se os cientistas parar para acreditar em Deus,
    não teriam tanta evolução na ciências. Ainda estaríamos morrendo de doenças simples. Acho que talvez não houvesse mais um ser humano na face da terra.
    Isto é apenas uma opinião. Desculpe.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não discordo disto janice...
      e não toquei no nome do mistério chamado Deus...
      o caminho científico é um caminho que escolhemos todos nós humanos!
      mas torço para uma humanidade escolhendo novas possibilidades...que não irão se chocar com a ciência e sim trazer luz a tantos mistérios,e este caminho é a ciência espiritual!!!
      prazer em vê-la por aqui amiga

      Excluir
    2. O problema, é esta ciências espiritual que não consegue chegar ao meu coração.
      Beijos!

      Excluir
  9. vixeee!!! Átomos,fótons,glúons,ciência, espiritualidade.Deu um nó no meu cérebro e fez o Tico e Teco pirarem. Tu é foooooda!!!
    Voltei, vice???
    Um xeeeeero!!!

    ResponderExcluir